01/02/2020 13:53
31 Janeiro - Dia de Engenheiro Ambiental

31 de janeiro - Dia do Engenheiro Ambiental

Parabéns do Crea-SP!

 

Com o reconhecimento pelo Ministério da Educação do curso de Engenharia Ambiental após conclusão de uma primeira turma em 31 de janeiro de 1996 na capital do estado de Tocantins, a categoria estabeleceu esse dia como sua data comemorativa anual no Brasil.

A Engenharia Ambiental é uma das áreas que mais tem ganhado visibilidade nas últimas décadas no mercado de trabalho nacional e internacional. Hoje, no Brasil, os Engenheiros Ambientais atuam principalmente aprimorando técnicas de preservação do meio ambiente para aplicá-las no planejamento, coordenação e administração de estações de tratamento de esgoto, redes de distribuição da água e descarte do lixo. Essa tendência teve início nos anos 1970, dentro do contexto do desenvolvimento da rede de saneamento básico e ampliação das redes de água e esgoto encanados.

Mas, de acordo com as mais emergentes necessidades sociais relativas à preservação do meio ambiente, os Engenheiros Ambientais podem inspirar-se em modelos que levam a caminhos ilimitados. A inovação é um desses novos caminhos na trajetória da Engenharia Ambiental, haja vista o projeto de sustentabilidade que será apresentado este ano nas Olimpíadas de Tóquio: as 5 mil medalhas de ouro, prata e bronze que serão entregues aos atletas de pódio serão feitas de lixo eletrônico, proveniente de dispositivos eletrônicos descartados, como câmeras digitais, notebooks, videogames e celulares antigos, e reunidos numa campanha do Comitê Olímpico Internacional que conseguiu 30 toneladas de ouro, 4 mil toneladas de prata e 2,7 mil toneladas de bronze. Com certeza, Engenheiros Ambientais tiveram sua parcela de contribuição na iniciativa.

Essa consciência da contribuição social é compartilhada com outros protagonistas do Sistema Confea/Crea: é preciso manter-se sempre atualizado em termos de tecnologia e políticas públicas, e se fortalecer em torno da ideia do associativismo, como forma de participação mais efetiva nas instâncias decisórias em sua área ade atuação.

Parabéns, Engenheiros Ambientais!


Código 29

Acesso o site www.creasp.org.br
e preencha o código 029,
no campo 31 da ART

CONTATOS

Fone: (12) 3952-1215
secretaria@aeajacarei.com.br

Avenida Pensylvania, 531
Jardim Flórida
Jacareí - SP / 12321-050



Resolução Mínima de 1280x1024 - v3.26
Copyright © 2012-2024 - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Jacareí