9 de outubro de 2023, às 9h05 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Para construir uma sociedade mais equitativa, diversa e inclusiva é preciso conhecer as pessoas que a compõem. Esse é o motivo pelo qual o Crea-SP está realizando, pela primeira vez em quase 90 anos de história, uma pesquisa sociodemográfica junto aos seus colaboradores, profissionais registrados e estudantes das Engenharias, Agronomia e Geociências.
O mapeamento, disponível on-line até 19/10, é dividido entre perguntas de múltipla escolha e opinativas, que buscam identificar nacionalidade, faixa etária, cor/raça, deficiências, neurodivergências, religião, filosofia de vida, identidade de gênero, orientação sexual e impressões dos participantes sobre os temas de diversidade, equidade e inclusão (DEI). Os respondentes não precisam se identificar.
“Em poucos minutos, é possível responder, o que terá um efeito significativo de conhecimento sobre a área tecnológica paulista, já que nunca tivemos nenhum diagnóstico do tipo e precisávamos nos basear em dados obtidos por outras entidades”, explica o vice-presidente no exercício da Presidência do Conselho, Eng. Mamede Abou Dehn Jr.
A pesquisa é parte das ações realizadas pelo Crea-SP por meio da Comissão Especial de Igualdade de Gênero e Diversidade, criada em maio deste ano. “Isso nos permitirá multiplicar estratégias afirmativas para tornar as profissões e, consequentemente, a sociedade mais acolhedoras”, afirma a coordenadora do grupo, Eng. Poliana Krüger.
Produzido pela CDI Comunicação